Com uma trajetória de grandes conquistas à categoria, a Associação dos Agrimensores, Agrônomos, Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos e Geólogos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – APLENA – BH, acumulou diversos motivos para comemorar seus 40 anos de existência, na noite de sexta-feira, 28 de setembro, na Romana recepções. Cerca de 300 pessoas foram convidadas entre associadas(os), diretores, conselhos e autoridades. O evento contou também com homenagens aos 12 ex-presidentes e suas gestões que, durante essas quatro décadas, ajudaram a APLENA nas lutas e mobilizações em favor da categoria.
Na ocasião, a diretoria da gestão COLETIVIDADE 2017-2019 realizou uma homenagem aos 12 ex-presidentes e demais membros das gestões com entrega de placas comemorativas. Cada membro da gestão atual agraciou um antigo gestor ou representante de sua época. Estiveram presentes na comemoração também o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA-MG, Lucio Fernando Borges, o Presidente da Associação de Engenheiros da Sudecap, José Luiz e Silva e o Diretor do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – SENGE-MG.
Em seu pronunciamento, ao longo da entrega das honrarias, o diretor-presidente Natanael Braga ressaltou que a história mostra diversos momentos difíceis, mas todos os desafios foram ou estão sendo superados. “Houve um esforço da categoria como um todo para as boas práticas e para a efetivação das políticas públicas municipais afetas à nossas áreas e competências. Não à toa, somos responsáveis pelo desenvolvimento e aprimoramento dos critérios e diretrizes de ocupação e de uso do espaço no município, bem como somos também responsáveis pela aplicação da legislação afeta ao tema, tratando das mais diversas questões ambientais e urbanísticas”, declarou Braga.
Para a engenheira civil e associada da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Marcela Ferreira Lima, o evento foi um importante momento de encontro. “Gostei muito da confraternização. Fui sem expectativa e me surpreendi. Acho que deveríamos ter mais encontros como esse para manter a união da categoria”, contou Lima.
O diretor-presidente ainda destacou o quanto a APLENA continua sendo reconhecida por ser uma entidade séria, íntegra e transparente na busca dos melhores resultados em todas as negociações. “Temos muito orgulho em afirmar que cerca de 75 % de todo o quadro da nossa categoria, incluindo aposentados, são associados efetivos da nossa Associação. Claro que queremos o 100 %. Estamos em constante busca e convencimentos. E chegaremos lá”, afirmou Braga. Na sequência a houve apresentação musical com banda.
A APLENA
A história da APLENA teve início antes mesmo de sua criação oficial, em 28 de setembro de 1978, com a mobilização de um pequeno grupo de profissionais para promover melhorias à categoria. Ao longo desse tempo, a Associação, decorrente de muita luta em defesa de todas e todos, conseguiu inúmeras conquistas, como por exemplo a aprovação da Lei 7971/00 que institui o Plano de Carreira dos Servidores da Área, a criação dos cargos de engenheiros e arquitetos nas Fundações Municipais, a incorporação das gratificações em 2016 e 2017, dentre outros êxitos.
Natanael Braga ressaltou o momento de comemoração, mas também ponderou que é necessário manter a vigilância. “Não só nossa categoria, mas todos os servidores terão grande desafio com possíveis mudanças nas regras previdenciárias, com a possível sobrecarga pela não reocupação de vagas deixadas com aposentadorias e com a dificuldade de manter a valorização da categoria e, consequentemente, da melhoria dos serviços prestados ao povo de Belo Horizonte”, alertou Braga.
[metaslider id=”76525″]
Quem quiser fazer o download das fotos pode acessar o link: APLENA